O SANTO ARCANJO GABRIEL ANUNCIOU A CONCEPÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA. SANT'ANA FOI PARA ISSO PREPARADA POR DEUS, COM ESPECIAL GRAÇA.

Primeiro Livro - Capítulo 13 – Primeiro Tomo da Mística cidade de Deus 




CAPITULO 13 
O SANTO ARCANJO GABRIEL ANUNCIOU A CONCEPÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA. SANT'ANA FOI PARA ISSO PREPARADA POR DEUS, COM ESPECIAL GRAÇA.

Os princípios da Redençã
o

178. Os rogos dos santos Joaquim e Ana chegaram à presença e trono da beatíssima Trindade, sendo aceitos. Foi manifestada aos santos anjos a vontade divina, como se - a nosso modo de entender - as três pessoas divinas assim lhes falassem: - Por nossa dignarão determinamos que a pessoa do Verbo assuma a natureza humana, e que nela repare a linhagem dos mortais. A nossos servos e profetas assim revelamos e prometemos para que eles o anunciassem ao mundo. Os pecados dos viventes e sua malícia é tanta que nos obriga a executar o rigor de nossa justiça. Nossa bondade e misericórdia, porém, excede a todas as suas maldades que não podem extinguir nossa caridade. - Consideremos as obras de nossas mãos, que criamos à nossa imagem e semelhança, para serem herdeiros e participantes de nossa eterna glória (l Pd 3,22). Atendamos aos serviços e agrados de nossos servos e amigos e aos muitos que hão de existir, grandes em nosso louvor e complacência. Ponhamos ante nossos olhos especialmente aquela que será nossa eleita entre milhares, agradável acima de todas as criaturas, destinada para nossa delícia e beneplácito e que em suas entranhas há de receber a pessoa do Verbo, para vesti-lo da mortalidade da natureza humana. Já que se deverá começar esta obra, pela qual manifestaremos ao mundo os tesouros de nossa Divindade, agora é o tempo aceitável e oportuno para a realização deste mistério. - Joaquim e Ana encontraram graça a nossos olhos, porque piedosamente os prevenimos com a virtude de nossos dons e graças. Ao provarmos sua perfeição foram fiéis e suas almas puras e singelas tornaram-se agradáveis e aceitas em nossa presença. - Ide, Gabriel, nosso embaixador, anunciar-lhes notícias de alegria, para eles e para toda a estirpe humana, e participai- lhes como nossa dignarão os contemplou e escolheu.

São Gabriel anuncia a conceição de Maria


179. Conheceram os espíritos celestiais esta vontade e decreto do Altíssimo. O santo arcanjo Gabriel adorou
e reverenciou Sua Alteza, na forma como fazem aquela puríssimas e espirituais substâncias, humilhado ante o trono da beatíssima Trindade, do qual saiu uma voz intelectual que lhe disse: - Gabriel, esclarece, reanima e consola Joaquim e Ana, nossos servos, e dize-lhes que suas orações chegaram a nossa presença e seus rogos foram ouvidos por nossa clemência. Promete-lhes que receberão descendência com a graça de nossa destra, e que Ana conceberá e dará à luz uma filha a quem damos o nome de Maria.

Embaixada de São Gabriel

180. Com esta ordem, foram revelados ao arcanjo São Gabriel muitos mistérios dos que pertenciam a esta embaixada. Imediatamente desceu do céu empíreo e apareceu a São Joaquim que estava em oração, e lhe disse: - Homem justo e reto, o Altíssimo, de seu trono viu teus anseios, ouviu tuas súplicas e gemidos e torna-te feliz na terra. Tua esposa Ana conceberá e dará à luz uma filha que será bendita entre as mulheres (Le 1, 42-48) e as nações chamá-la-ão bem-aventurada. Aquele que é Deus eterno, incriado e criador de tudo, retíssimo em seus juízos, poderoso e forte, envia-me a ti, porque lhe foram aceitas tuas obras e esmolas. A caridade comove o coração do Todo-poderoso e apressa suas misericórdias. Quer liberalmente enriquecer tua casa e família com a filha que Ana conceberá, e a quem o mesmo Senhor dá o nome de Maria. Desde sua infância lhe deverá ser consagrada no templo, conforme lhe haveis prometido. Essa filha, na vida e obras, será prodigiosa, grande, escolhida, poderosa, cheia do Espírito Santo, e pela esterilidade de Ana, milagrosamente concebida. Louva, Joaquim, ao Senhor por

este benefício, glorifica-o, pois com nenhuma outra nação fez tal coisa. Irás dar graças no templo de Jerusalém, e em prova de que te anuncio esta alegre e verdadeira notícia, encontrarás na porta Áurea tua irmã Ana que pelo mesmo motivo irá ao templo. Advirto-te que esta embaixada é maravilhosa, porque a concepção desta Menina alegrará o céu e a terra.

São Joaquim recebe a mensagem do Anjo

181. Tudo isto aconteceu a S. Joaquim durante o sono que lhe sobreveio numa longa oração. Nele recebeu a embai¬xada, do mesmo modo como depois foi revelado a São José, esposo de Maria Santíssima, ser a gravidez de sua esposa obra do Espírito Santo (Mt 1, 20). Despertou o ditosíssimo São Joaquim com especial júbilo na alma, e com discreta prudência ocultou em seu coração o segredo do Rei (Tb 12,7). Com viva fé e esperança derramou seu espírito na pre¬sença do Altíssimo, e repleto de ternura e gratidão, deu-lhes graças e louvou seus inescrutáveis juízos. Para melhor fazê-lo foi ao templo, segundo lhe fora ordenado.
Oração de Sant'Ana 182. Na mesma hora em que isto sucedeu a São Joaquim, encontrava-se a ditosa Sant'Ana em altíssima oração e contemplação. Estava toda elevada no Senhor e no esperado mistério da Encarnação do Verbo eterno, do qual o mesmo Senhor lhe dera altíssimas inteligências e especialíssima luz infusa. Com profunda humildade e viva fé, pedia a sua Majestade apressar a vinda do Redentor do gênero humano, fazendo
esta oração: Altíssimo Rei e Senhor de toda a criação, eu vil e desprezível criatura, porém obra de vossas mãos, desejara, dando a vida que de Vós recebi, obrigar vossa dignarão a abreviar o tempo de nossa salvação! Oh! se vossa infinita piedade se inclinasse para nossa necessidade! Oh! se nossos olhos já pudessem ver o Reparador e Redentor dos homens! Lembrai-vos, Senhor, das antigas misericórdias que fizestes a vosso povo prometendo-lhe vosso Unigênito, e obrigue-vos a determinação de vossa infinita piedade. Chegue já este dia tão desejado! É possível que o Altíssimo desça de seu santo céu? É possível que tenha Mãe na terra? Que mulher será tão feliz e bem-aventurada? Oh! quem pudera vê-la! Quem fora digna de servir às suas servas! Bem-aventuradas as gerações que a virem podendo prostrar-se a seus pés para venerá-la! Que deliciosa será sua vista e conversação! Felizes os olhos que a virem, os ouvidos que ouvirem suas palavras, e a família escolhida pelo Altíssimo para nela ter sua Mãe! Execute-se já, Senhor, este decreto, cumpra-se já vosso divino beneplácito.

Semelhanças entre a anunciação da concepção de Maria e a de Cristo

183. Nesta oração e colóquios estava ocupada Sant'Ana, depois das inteligências que recebera sobre este inefável mistério. Conferia suas reflexões com o seu anjo da guarda que, muitas vezes por esse tempo, se lhe manifestou com mais clareza. Dispôs o Altíssimo que a embai¬xada da concepção de sua Mãe Santíssima, fosse de algum modo semelhante a que mandaria mais tarde para sua inefável Encarnação. Sant'Ana estava meditando, com
humilde fervor, naquela que deveria ser a mãe da Mãe do Verbo encarnado, e a Virgem Santíssima fazia os mesmos atos para a que havia de ser Mãe de Deus, como em seu lugar direi As duas embaixadas foram desempenhadas pelo mesmo anjo, em forma humana, ainda que com mais bela e misteriosa figura à Virgem Maria.

Mensagem de São Gabriel à Sant’Ana

184. Mais formoso e refulgente que o sol, entrou o santo arcanjo Gabriel à presença de Sant'Ana e disse-lhe: - Ana, serva do Altíssimo, sou anjo do conselho de sua Alteza, enviado das alturas por sua divina dignarão que olha aos humildes na terra (SI 137,6). Boa é a oração incessante e a confiança humilde. O Senhor ouviu tuas súplicas, porque está perto (SI 144, 18) dos que o chamam com viva fé e esperança, aguardando com resignação serem atendidos. Se adia o cumprimento de seus clamores, e se tarda em conceder as petições dos justos, é para melhor prepará-los e obrigar-se a lhes dar muito mais do que pedem e desejam. A oração e a esmola abrem os tesouros do Rei onipotente (Tb 11,8-9) e o inclinam a ser rico em misericórdias com os que o rogam. Tu e Joaquim pedistes descendência e o Altíssimo determinou dar-vos admirável e santa, e por ela enriquecer-vos de dons celestiais, concedendo-vos muito mais do que Lhe pedistes. Porque vos humilhastes em pedir, o Senhor quer glorificar-se atendendo vossas súplicas. A criatura lhe é muito agradável quando roga humilde e confiante, não limitando seu poder infinito. Persevera na oração e pede sem cessar a salvação da linhagem humana,
para inclinar o Altíssimo. Moisés, com oração contínua, alcançou vitória do povo (Êx 17,11). Ester com oração e confiança obteve libertação da morte (Est 4, 11). Judite pela mesma oração foi destemida em ação tão difícil (Jd 9,1; 13,6) como a que executou para defender Israel, apesar de ser débil mulher. Davi (IRs 17, 45) saiu vitorioso contra Golias, porque orou invocando o nome do Senhor (3Rs 18, 36). Elias obteve fogo do céu para seu sacrifício, e com a oração abria e fechava os céus. - A humildade, a fé e as esmolas de Joaquim e as tuas chegaram ao trono do Altíssimo, e Ele enviou-me, seu anjo, para te dar alegres notícias para teu espírito. Quer sua Alteza que sejas ditosa e bem- aventurada e escolhe-te para mãe daquela que há de conceber e dar à luz o Unigênito do Pai. Terás uma filha que por divina ordenação se chamará Maria. Será bendita entre as mulheres, cheia do Espírito Santo (3Rs 18, 44), a nuvem que derramará o rocio do céu para refrigério dos mortais, e nela se cumprirão as profecias de vossos antigos pais. Será a porta da vida e a salvação dos filhos de Adão. - Adverte que, revelando a Joaquim que terá uma filha ditosa e bendita, o Senhor reservou o mistério, não lhe manifestando que será Mãe do Messias. Por isto deves guardar este segredo. Irás logo ao templo dar graças ao Altíssimo por que tão liberalmente te favoreceu com sua poderosa destra, e na porta Áurea encontrarás Joaquim com quem conferirás estas mensagens. - A ti, bendita do Senhor, quer sua grandeza ainda visitar e enriquecer com seus mais singulares favores. Na soledade te falará ao coração (Os 2,14) e dará origem à lei da graça, formando em teu seio àquela que há de vestir de carne mortal ao imortal Senhor, dando-lhe forma humana. Com o sangue desta humanidade unida ao Verbo,
será escrita a verdadeira lei de misericórdia (Hb9,ll).

Alegria de São Joaquim e Sant'ana


185. Para que o humilde coração de Sant'Ana não desfalecesse com a admiração e júbilo produzidos por esta embaixada do santo anjo, foi confortada pelo Espírito Santo. Assim, a ouviu e recebeu com grandeza de ânimo e incomparável alegria. Dirigiu-se logo ao templo de Jerusalém onde encontrou S. Joaquim, como o anjo havia dito. Juntos deram graças ao Autor desta maravilha, oferecendo especiais dons e sacrifícios. Novamente iluminados pela graça do divino Espírito, e cheios de consolação divina, voltaram para casa. Iam falando sobre os favores que haviam recebido do Altíssimo e como o santo arcanjo Gabriel se comunicara com cada um em particular, prometendo-lhes da parte do Senhor uma filha que seria muito ditosa e bem-aventurada.
Nesta ocasião revelaram um ao outro como antes de tomarem estado de matrimônio, o mesmo santo anjo por ordem de Deus lhes mandara que se unissem e juntos servissem a Deus. Haviam guardado este segredo durante vinte anos, sem o revelar mutuamente, até que o mesmo anjo lhes prometeu o nascimento da filha. Fizeram novamente voto de oferecê-la ao templo, e que todos os anos naquele dia, ali iriam passá-lo em louvores e ações de graças, oferecendo especiais sacrifícios e esmolas. Assim o cumpriram depois, com grandes cânticos de louvores ao Altíssimo. 186. Nunca revelou a prudente matrona, quer a São Joaquim, quer a qualquer outra criatura, que sua filha seria a Mãe do Messias. Durante toda a sua vida, o santo progenitor soube apenas que ela seria grande e misteriosa mulher. Nos últimos instantes antes de sua morte, porém, o Altíssimo lho revelou, como direi em seu (12) lugar Grande inteligência me foi dada sobre as virtudes e santidade dos pais da Rainha do céu. A fim de chegar ao assunto principal não me demoro mais em falar sobre o que todos os fiéis devem supor.

Revelação a Sant’ana

187. Depois da primeira concepção do corpo da Mãe da graça, e antes de criar sua alma santíssima, Deus concedeu singular favor a Sant'Ana. Por modo altíssimo e intelectual, teve uma visão de Sua Majestade, dele recebendo grandes inteligências e graças, para prepará-la com graças especiais (SI 20, 4). Purificou-a, espiritualizou-a e elevou sua alma e espírito de tal modo que, desde aquele dia, nenhuma coisa humana a impediu de permanecer na presença de Deus com todo o
afeto de sua mente e vontade. Disse-lhe o Senhor nesta ocasião: - Ana, minha serva, Eu sou o Deus de Abraão, Isaac e Jacó; esteja contigo minha luz e bênção eterna. Criei o homem para elevá-lo do pó e fazê-lo herdeiro de minha glória e participante de minha divindade. Ainda que nele coloquei muitos dons, dando-lhe lugar e estado muito perfeito, ele tudo perdeu por dar ouvidos à serpente. Só por minha vontade, esquecendo sua ingratidão quero reparar seus males, cumprir o que a meus servos e profetas prometi, e enviar-lhes meu unigênito e seu Redentor. Os céus estão fechados, os antigos pais aprisionados, impedidos de ver a minha face e gozar o prêmio de minha eterna glória. Deste modo, a propensão de minha infinita bondade está como coagida por não se comunicar ao gênero humano. Quero já usar com ele de minha liberal misericórdia, e dar-lhe a pessoa do eterno Verbo para fazer-se homem, nascendo de mulher que seja mãe e virgem imaculada, pura, bendita e santa sobre todas as criaturas. Desta minha eleita {Ct 6,8) e única faço-te mãe.

Resposta de Sant’ana

188. Os efeitos que estas palavras produziram no cândido coração de Sant'Ana, não os posso facilmente explicar. Foi a primeira dos mortais a quem se revelou o mistério de que sua filha santíssima seria Mãe de Deus, e de seu seio nasceria a eleita para realizar o maior mistério do poder divino. Convinha que assim ela o conhecesse, pois a haveria de dar à luz e criar, e deveria saber estimar o tesouro que possuía. Ouviu com profunda humildade a voz do Altíssimo, e com submisso coração
respondeu: - Senhor, Deus eterno, é próprio de vossa imensa bondade, e obra de vosso poderoso braço elevar do pó a quem é pobre e desprezado (SI 112,7). Reconheço-me, altíssimo Senhor, indigna de tais misericórdias e benefícios. Que fará este vil bichinho em vossa presença? Somente posso oferecer, em agradecimento, vosso mesmo ser e grandeza, e em sacrifício, minha alma e potências. Disponde de mim, Senhor, à vossa vontade, pois a ela me entrego inteiramente. Eu quisera ser tão dignamente vossa, como exige esta graça; mas que farei, pois não mereço ser escrava daquela que será Mãe de vosso Unigênito e minha filha? Assim o reconheço e confessarei sempre. Entretanto, aos pés de vossa grandeza, espero que useis comigo de vossa misericórdia, pois sois Pai piedoso e Deus onipotente. Tomai-me, Senhor, como me desejais, de acordo com a dignidade que me dais. 189. Esta visão foi recebida por Sant'Ana num maravilhoso êxtase, no qual lhe foram concedidas altíssimas inteligências das leis natural, escrita e evangélica. Conheceu como a divina natureza do Verbo eterno se uniria à nossa, e como a humanidade santíssima seria elevada ao ser de Deus, e outros muitos mistérios dos que seriam realizados na encarnação do Verbo divino. Com estas ilustrações e outros divinos dons
de graça, o Altíssimo a preparou para a concepção e a criação da alma de sua filha santíssima e Mãe de Deus.
****


LIVRO MÍSTICA CIDADE DE DEUS , 1º TOMO.
INFORMAÇÕES> TEL: (0XX12) 9701-2427

SITE OFICIAL: www.aparicoesdejacarei.com.br
WebTv: www.apparitionstv.com
www.facebook.com/Apparitionstv

Postagens mais visitadas deste blog

Terço das Lágrimas de Sangue

ORIGEM DO TERÇO DAS LÁGRIMAS DE SANGUE

RELIQUIAS DA IRMÃ AMÁLIA AGUIRRE VIDENTE DE NOSSA SENHORA DAS LÁGRIMAS