O mistério da escada Milagrosa de São José
Um mistério de mais de 100 anos ainda intriga os turistas que visitam a cidade de Santa fé, no Estado do Novo México nos EUA. Na Capela Loretto existe uma misteriosa escada cuja construção é creditada a São José. De acordo com relatos das irmãs da Capela a história de fato é incrível.
Em 1898 a Capela passou por uma reforma e um novo piso superior foi feito, porém não foi construída uma escada para dar acesso a este piso. Preocupadas com a situação as Irmãs requisitaram a presença dos carpinteiros da região para ajuda-las a resolver o problema. Porém todos foram taxativos em afirmar que seria difícil construir uma escada sem afetar o espaço interno da Capela, que já era pequeno. No entanto as irmãs não desistiram e resolveram fazer uma novena para São José, o patrono santo dos Carpinteiros.
No último dia da novena, apareceu um homem com um jumento e uma caixa de ferramentas procurando trabalho. Ele aceito
u a tarefa de fazer a escada, porém deveria ser as portas fechadas. Meses depois a escada estava construída conforme desejo das Irmãs da Capela Loretto. No momento em que as irmãs foram efetuar o pagamento pelo serviço o homem desapareceu sem deixar vestígios.
Foram colocados anúncios no jornal local, e procuraram por toda região sem encontrar quaisquer noticias ou informação sobre ele. Neste momento as Irmãs
então perceberam que o homem poderia ser São José, enviado
por Jesus.
Outros pontos também reforçam o caráter misterioso da construção:
A madeira utilizada na escada não é da região, e ninguém sabe como foram parar lá. Não foi utilizado prego na escada, apenas pinos de madeira. A escada tipo caracol não tem um apoio central, na verdade ela não tem qualquer apoio. O que vem a ser um mistério até hoje como ela se mantém em pé. Engenheiros e arquitetos não conseguiram desvendar a física por trás desta obra. O design da escada é muito avançado e inovador para a época da construção.A escada tem 33 degraus, o que reforça ainda mais o mistério
da escada de São José.
A Capela recebe em média 200 casamentos
por ano e centenas de turistas visitam a Capela para ver esta obra Milagrosa.